Atenção ao descarte
Na semana passada, a COP30 foi oficialmente encerrada, com negociações que se estenderam até o fim de semana, após duas semanas de propostas e debates em um esforço global para reduzir a temperatura do planeta para 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
Mas o que os artesãos podem fazer a respeito?
Já contribuímos para o meio ambiente produzindo artigos artesanais que não poluem, mas será que isso é verdade? Ou será que apenas compramos peças pré-fabricadas para montar?
Bem, então, aqui está a primeira coisa que podemos fazer:
1. Preferir reutilizar sobras, retalhos e outros materiais descartados em geral.
Outro ponto a verificar é se o nosso processo de produção está poluindo ou consumindo muitos recursos naturais. Desperdiçamos muita água ou energia em nosso trabalho artesanal? Sujamos muitos recipientes, etc.? Então, devemos:
2. Estabelecer um fluxo de trabalho limpo, organizado, inteligente e econômico.
Deixar a tinta ou outro material úmido do recipiente secar completamente e reutilizá-lo, o que exige...
3. Ter um espaço de armazenamento organizado e setorizado.
Se você tiver nichos adequados e fora da vista para guardar recipientes pintados, não precisará jogá-los fora a cada novo lote finalizado.
E ao falar de tinta, que também inclui primers, cola, glitter, etc., certifique-se de...
4. Cuidar bem dos seus pincéis, rolos de pintura e outras ferramentas.
Isso significa que você deve limpá-los adequadamente antes de guardá-los. Se forem laváveis, lembre-se de cuidar dos nossos oceanos, rios e água potável e...
5. Usar a água com responsabilidade no seu artesanato.
As cerdas de pincéis cobertas de tinta podem estragar/contaminar litros de água limpa, então ter um conjunto de potes de água com diferentes níveis de água para seus pincéis e ferramentas sujos ou em mistura é uma maneira de economizar água durante sua produção artesanal; uma pequena quantidade de água permite que a tinta se dissolva das cerdas dos pincéis antes de ser transferida para um recipiente mais limpo.
Nem tudo pode ser limpo com água da torneira; alguns materiais artesanais contêm óleos, terebintina, diluentes, etc., que podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente se usados em excesso, portanto, a próxima dica ecológica é:
6. Preferir tintas e colas solúveis em água sempre que possível.
Então, se você seguiu todos esses passos e terminou seus trabalhos manuais, mas ainda tem algum lixo para descartar, lembre-se de:
7. Separar o lixo em plástico, papel, metal, etc., limpando tudo e guardando em sacos ou recipientes apropriados.
Pronto! Prepare-se para salvar o planeta e boas criações!
Comments
Post a Comment